Técnicas de escovagem

escovacaoEscovar os dentes é um hábito diário que evita a formação e fixação da placa bacteriana que com o passar do tempo se transforma em tártaro e leva à formação de cáries.

 O primeiro passo para uma boa escovagem é a escolha da escova de dentes, que deve ter cerdas macias para não provocar lesões na gengiva.

Também a pasta dentária é um factor importante na escovagem, por isso deve ser escolhida uma que contenha flúor mas não componentes abrasivos. A escovagem precisa ser minuciosa, actuar de forma ampla na boca de modo que elimine toda a placa bacteriana e resíduos de alimentos acumulados nos dentes.

Existem várias técnicas de escovagem envolvendo diferentes combinações de movimentos horizontais, verticais e rotatórios. Na técnica que recomendamos, posicione as cerdas da escova num ângulo de 45º em relação ao dente, em direção à gengiva, fazendo movimentos circulares envolvendo dente e gengiva, assim promoverá limpeza dentário e estimulação gengival.

 A eficácia da limpeza dos dentes depende basicamente da qualidade da escovação feita pelo paciente, por isso não é necessário fazer força quando escovar os seus dentes.

 Uma vez por dia, à noite antes de dormir, deve ser utilizado o fio dentário antes de se realizar a escovagem.

 Confira a seguir a técnica correcta de escovar os dentes:

Com uma escova faça movimentos circulares dentro da sua boca, procurando limpar todas as faces do dente e a gengiva. A acção da pasta acontece através da movimentação da escova, por isso não tenha pressa.


Na parte de dentro dos dentes da frente, use a escova na vertical também com movimentos a partir da gengiva em direcção ao dente.


Na superfície de mastigação dos dentes use a escova na horizontal com movimentos de vai-e-vem.


Por último escove a parte de cima da língua. Para que tenha certeza de estar a escovar correctamente, procure escovar os dentes na frente do espelho.

Dúvidas? Envie-nos um e-mail com a sua questão para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou ligue para o 265 22 70 00