Periodontia

O que é?

Esta doença também conhecida por piorreia, consiste na perda de todos os tecidos de suporte do dente como o osso, gengiva, cimento e ligamento periodontal.

A periodontite é a consequência de uma acumulação prolongada de placa bacteriana e tártaro entre os dentes e as gengivas, favorecendo assim a formação de cavidades profundas entre a raiz do dente e o osso subjacente.

Estas cavidades acumulam placa bacteriana num ambiente sem oxigénio, que estimula o crescimento de bactérias. Se o processo continuar, o osso adjacente à cavidade vai sendo destruído até que o dente fica sem suporte e com mobilidade, podendo levar à sua perda. Alguns factores como o tabagismo, gravides ou diabetes podem favorecer o aparecimento de doenças nas gengivas e por conseguinte da periodontite.

Como tratar?

Desta forma é muito importante que os pacientes, especialmente os portadores destes factores de risco, façam regularmente uma limpeza oral para prevenir ou diagnosticar precocemente esta doença.

Muitas vezes os portadores da mesma apenas a detectam numa fase muito avançada quando o tratamento já não será tão eficaz e alguns dentes já se encontram com muita mobilidade e sem hipótese de se manterem em função na cavidade oral.

Alguns sintomas: Mau hálito (halitose); Sensibilidade dentária ao frio; Pús na gengiva (supuração); Hemorragia durante a escovagem; Genngiva vermelha e inchada; Dentes descarnados.

Envie-nos um e-mail com a sua questão para  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar  ou ligue para o 265 22 70 00 

periodontite